Apenas 17% dos pequenos negócios buscaram empréstimos bancários este ano

AssessoriaContabil

 De acordo com a  pesquisa do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE), as miniempresas recorreram de forma tímida para  obtenção de empréstimos junto as  instituições financeiras. Assim, apenas 17% delas pediram ajuda em 2016.

Segundo os empresários; os juros altos, a burocracia e a exigência excessiva de garantias pelos bancos fazem com que os empreendedores busquem outras fontes para financiar seus negócios. Assim, para 47% dos empresários, a redução nas taxas de juros seria a melhor solução para facilitar a aquisição de financiamentos. Já a diminuição da burocracia é apontada como sugestão para 27% dos pesquisados.

Nesse sentido,  a maioria dos  empreendedores Brasileiros  negocia prazo de pagamento com fornecedores (52%) como alternativa aos bancos. Outros 27% utilizam o cheque pré-datado ou especial (20%) e 21% usam o cartão de crédito empresário, no intuito de substituir o financiamento bancário.

A pesquisa do Sebrae apontou ainda que 19% dos empreendedores que já buscaram as instituições financeiras para obter financiamento, em algum momento da vida empresarial, tiveram o pedido de empréstimo negado, contra 14% apontado na pesquisa realizada em 2015. Para 16% desses, a justificativa ouvida dos bancos foi a falta de linha de crédito para o perfil e outros 13% receberam a argumentação de que a conta corrente era muito nova.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.