Caixa e BB elevam juros

bbecaixa

 Em algumas linhas de crédito, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão cobrando juros mais altos que os outros bancos privados. Assim, os bancos públicos esperam aumentar a rentabilidade dos seus referidos negócios.

Entre as cinco grandes instituições financeiras, o BB tem o maior juro no financiamento de veículos e a Caixa opera a  segunda maior  taxa no crédito rotativo do cartão de crédito.

Após o estouro da crise em 2008, bancos estatais foram protagonistas quando os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff incentivaram o consumo via queda de juros. O plano, porém, mudou após a introdução do ajuste fiscal em dezembro de 2014. No ano passado, ainda no governo Dilma, os dois bancos federais começaram a elevar lentamente os juros em reação à subida da taxa Selic.

Com a chegada de Michel Temer ao Palácio do Planalto, o movimento ganhou velocidade. Em maio, o peemedebista indicou Paulo Caffarelli para a presidência do BB e Gilberto Occhi para a Caixa. Sob o novo comando, os dois bancos adotaram o discurso de recompor receitas para recuperar a rentabilidade perdida nos anos de ação mais agressiva. Pouco mais de quatro meses com a nova chefia e as instituições já exibem juros bem próximos dos concorrentes, às vezes, até maiores.

 

  

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.