Auditoria Contábil – Você sabe o que é?

Auditoria Contábil em Salvador

A auditoria contábil é uma atividade técnica e científica, realizada por profissional legalmente habilitado para tal, a partir do emprego de um conjunto de procedimentos sistematizados e exercidos em uma determinada entidade. A auditoria contábil é dividida em auditoria externa e auditoria interna.

De acordo com CREPALDI (2002, p. 23) “a auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes”

Auditoria Contábil Externa x Auditoria Contábil Interna

A auditoria Externa, realizada por profissional independente, tem como principal objetivo atestar a veracidade das demonstrações financeiras elaboradas pela entidade. Já a auditoria interna tem por objetivo verificar se as atividades desempenhadas em uma entidade estão em consonância com as disposições que foram planejadas previamente.

A auditoria externa, também chamada de auditoria independente, surgiu como uma necessidade do próprio sistema capitalista. Com o fortalecimento do capitalismo e o surgimento de grandes corporações passou a existir cada vez mais a necessidade de se verificar a veracidade das informações prestadas pelas empresas com o objetivo de proteger os interesses de terceiros e que de certo modo dependiam do resultado daquelas corporações como, por exemplo, os bancos, os fornecedores, os possíveis investidores, governo etc.

Objetivos da Auditoria Externa

O objetivo do auditor externo é emitir a sua opinião sobre as demonstrações financeiras por ele examinadas. Estas demonstrações consistem basicamente nas seguintes peças:

– Balanço Patrimonial;
– Demonstração do Resultado do Exercício;
– Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
– Demonstração dos fluxos de caixa;
– Demonstração do valor adicionado;
– notas explicativas.

Normas de Auditoria

As normas de auditoria contábil, de um modo geral, consistem em regras formuladas e estabelecidas por órgãos que possuem a competência para regulamentar a profissão contábil e as suas respectivas atividades estabelecendo assim diretrizes a serem seguidas pelos profissionais na execução de seus trabalhos.

As normas atualmente em vigor no Brasil são emitidas em conjunto pelo CFC, IBRACON, Banco Central do Brasil, a CVM e a Superintendência de Seguros Privados.

Veja também as novas normas de auditoria divulgas pelo CFC

 

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.