Governadores propõem aumentar a alíquota de contribuição dos servidores

governadores-reuniaoDe acordo com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, um grupo de governadores propôs aumentar a contribuição previdenciária  dos servidores estaduais de 11% pra 14% na reunião com Michel Temer. O objetivo, segundo eles, é amenizar o déficit nas contas públicas.

Atualmente, a maior parte dos Estados usa como limite de contribuição o mesmo valor da União, de 11% do salário bruto. Segundo Colombo, Santa Catarina já elevou esse limite para 14%, o que teria ajudado a aliviar as contas.

De acordo com Colombo, o Supremo Tribunal Federal (STF) considera uma alíquota acima dessa “confiscatória”, mas os estados poderiam trabalhar com esse limite, o que já ajudaria a aliviar as contas.

Estiveram no Planalto, além de Colombo, os governadores do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB); Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB); de Alagoas, Renan Filho (PMDB); e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.