O que é Contabilidade?

Conceito

A contabilidade é uma ciência social aplicada que engloba um conjunto de técnicas e princípios voltados para o controle do patrimônio das organizações através de suas normas e procedimentos próprios.

De acordo o conceito formulado no 1 ͦ Congresso de Contadores que ocorreu em 1924 na cidade do Rio de Janeiro, a Contabilidade é uma ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos à administração econômica.

Assim como toda ciência a contabilidade também possui Conceitos e características que são próprias do seu ramo de estudo se destacando assim das demais ciências. Ou seja, a ciência contábil possui autonomia científica.

Objeto e Objetivo

O principal objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. Entende-se por patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencente a pessoa física ou jurídica com ou sem fins lucrativos.  A contabilidade estuda as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio de uma entidade.

O principal objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações como suporte à tomada de decisões.

Usuários da Contabilidade e Campo de Aplicação

Através das técnicas contábeis são produzidas informações que são colocadas às disposição dos diversos usuários que necessitam da informação contábil. Estes usuários podem ser pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos que utilizam as informações contábeis de forma permanente ou transitória.  De acordo a maior parte da doutrina contábil estes usuários são classificados em usuários internos e externos. Ex.

Usuários Internos: Sócios, administradores, empregados.

Externos: bancos, governo, investidores e o público em geral.

O Campo de aplicação da contabilidade são as Aziendas entendidas como entidades econômico-administrativas. Entende-se por azienda as entidades que para atingir seus objetivos , seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica atos de natureza econômica necessários a seus fins.

Atributos da informação contábil

A informação produzida pela contabilidade deve possuir alguns atributos para que a mesma seja utilizada de forma segura. Os principais atributos são os seguintes:

Confiabilidade: usuário aceita a informação e a utiliza como base de decisões, fundamentando-se na veracidade, completeza e pertinência do seu conteúdo.

Tempestividade: a informação deve chegar ao conhecimento do usuário em tempo hábil a fim de que este possa utilizá-la para seus fins.

Compreensibilidade: a informação deve ser exposta na forma mais compreensível ao usuário a que se destine, com clareza, objetividade e no idioma nacional.

Comparabilidade: Possibilita ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo, numa mesma entidade ou diversas entidades, ou a situação destas num momento dado.

Relevância: As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.