Principais diferenças entre a Auditoria Externa e a Auditoria Interna

Auditoria Contábil

A Auditoria Contábil é uma atividade técnica e científica, realizada por profissional legalmente habilitado para tal, a partir do emprego de um conjunto de procedimentos sistematizados e exercidos em uma determinada entidade. A auditoria contábil é dividida em auditoria Externa e Auditoria Interna.
Veja também o que é auditoria

A principal diferença entre a auditoria externa e a interna diz respeito à ligação do profissional auditor com a empresa auditada. Enquanto a auditoria externa é realizada por profissional independente e que não possui vínculo com a empresa, a auditoria interna é realizada por um funcionário da própria empresa auditada.

No caso da auditoria externa é necessário que esta seja realizada por profissional independente tendo em vista que apenas um profissional de fora da empresa terá a imparcialidade necessária para emitir uma opinião sobre a veracidade das demonstrações financeiras.

Outra diferença importante entre a auditoria externa e a auditoria interna diz respeito ao seu objetivo. Enquanto a externa tem como principal objetivo atestar a veracidade das demonstrações financeiras elaboradas pela entidade, a auditoria interna tem por objetivo principal verificar se as atividades desempenhadas em uma entidade estão em consonância com as disposições que foram planejadas previamente.  Assim, enquanto a auditoria externa possui o objetivo de opinar sobre a veracidade das demonstrações contábeis, a auditoria interna tem por objetivo promover a melhoria dos controles internos a entidade.

Outra diferença que deve ser destacada se encontra relacionada à independência do profissional na execução dos trabalhos de auditoria. Enquanto o auditor externo possui uma independência ampla para realizar seu trabalho tendo em vista que não possui vinco empregatício com a entidade auditada, o auditor interno possui um alto grau dependência principalmente da própria administração da entidade tendo já que a execução de seu trabalho visa justamente alinhar as atividades desenvolvidas na empresa com as decisões proferidas pela administração.

Ao terminar os trabalhos de auditoria contábil o auditor externo materializa o seu trabalho e a sua opinião em um documento denominado de Parecer Contábil enquanto que o auditor interno materializa o seu trabalho em um documento denominado de recomendações para eficiência administrativa.

 

Agora veja quais são as novas normas de auditoria divulgas pelo Conselho Federal de Contabilidade

Leave a Reply