Qualidade nos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis

Na realização de um trabalho de auditoria contábil ou mesmo revisão das demonstrações contábeis, a credibilidade do trabalho realizado possui uma relação direta com a presença de alguns pilares fundamentais como, por exemplo, a qualidade técnica do auditor responsável, da sua equipe e dos trabalhos realizados.

Outro pilar fundamental é a independência na execução dos trabalhos de auditoria.

Os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade relativas à execução dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis é de única e exclusiva responsabilidade da empresa de auditoria contábil e dos profissionais responsáveis pela execução da auditoria. Neste contexto, em um primeiro momento, os responsáveis pela qualidade do serviço serão os próprios responsáveis técnicos que constam nos respectivos atos constitutivos das firmas e empresas de auditora contábil. Em seguida os profissionais responsáveis pela execução e supervisão dos trabalhos etc.

De acordo com a NBC PA 01 e que trata do controle de qualidade para firmas de auditores independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação contábil histórica e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos, as empresas de auditoria contábil devem estabelecer e manter um sistema contínuo de controle de qualidade no sentido de obter segurança razoável que a firma e a sua equipe atendem às normas profissionais e exigências legais e regulatórias aplicáveis bem como, que os relatórios emitidos são apropriados aos casos examinados.

Neste cenário, as equipes que executam os trabalhos, de um modo geral, possuem a responsabilidade de implementar e manter procedimentos de controle de qualidade relacionado aos serviços de auditoria bem como auxiliar à empresa de auditoria contábil com os elementos necessários e substanciais que permitam o funcionamento do sistema de controle de qualidade.

Assim como o perito contábil, na auditoria contábil das demonstrações de empresas, de condomínios e outras instituições, o termo equipe de trabalho deve ser entendido em um sentido amplo uma vez que inclui, também, pessoa contratada ou empregada que utiliza conhecimento especializado em área de contabilidade ou de auditoria na execução de procedimentos de auditoria no trabalho.

Na análise da competência e das habilidades apropriadas esperadas da equipe de trabalho como um todo deve ser avaliada nos seguintes aspectos:

  • Se entende e possui experiência prática de trabalhos de natureza e complexidade semelhantes por meio de treinamento e participação apropriados;
  • Se entende adequadamente as normas profissionais e as exigências legais e regulamentares aplicada às circunstâncias da auditoria;
  • Se possui especialização necessária para realização do serviço;
  • Se possui os conhecimentos relevantes e necessários relativos às atividades do cliente;
  • Se entende adequada e satisfatoriamente as políticas e procedimentos aplicados pela empresa de auditoria.

Neste ponto é importante observar que a qualidade dos trabalhos não está relacionada apenas à qualidade técnica, mas inclui também os aspectos éticos relevantes e necessários para a condução das atividades. Assim, no decorre de todo o trabalho de auditoria, o profissional encarregado deve permanecer atento e sempre verificando e fazendo indagações para esclarecer eventuais descumprimentos dos princípios e normas éticas fundamentais.

Os responsáveis pela execução dos trabalhos deve assumir a responsabilidade pela direção, supervisão e execução do trabalho de auditoria das demonstrações contábeis de acordo com as normas técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis. Deverá ainda realizar as revisões necessárias.

Execução e Revisão nos trabalhos de auditoria contábil

 

Após a etapa de contratação e planejamento da auditoria, inicia-se a fase de execução dos trabalhos. Assim como a fase de planejamento, a execução é de extrema importância para se alcançar o objetivo proposto na contração.

É importante que todos os membros da equipe estejam cientes de todos os aspectos relativos à execução do trabalho, tais como:

  • suas responsabilidades;
  • objetivos do trabalho a ser realizado;
  • natureza do negócio da entidade;
  • assuntos relacionados com riscos;
  • problemas que possam surgir;
  • abordagem detalhada para a execução do trabalho.

Para o melhor desenvolvimento e entendimento dos membros da equipe é importante a discussão constante de modo a proporcionar uma comunicação apropriada dentro da equipe de trabalho e permite aos membros menos experientes da equipe de trabalho a entenderem claramente os objetivos do trabalho designado.

Ao longo da execução os responsáveis pela condução dos trabalhos devem constantemente supervisionar a equipe através do monitoramento constante acerca do andamento do trabalho de auditoria.

A supervisão inclui ainda as análises relativas aos seguintes pontos:

  • a competência e habilidade dos membros da equipe;
  • o tempo necessários para conclusão;
  • entendimento das instruções recebidas;
  • Adequação dos procedimentos de execução ao planejamento feito.

A supervisão serve ainda para a verificação da ocorrência de assuntos significativos e que podem surgir durante o trabalho de auditoria levando em consideração a sua importância e se existe a necessidade de modificação do planejamento estabelecido inicialmente;

Outro ponto importante e que influência diretamente na qualidade da auditoria contábil diz respeito à revisão dos trabalhos. É recomendável que tenha na equipe um revisor do controle de qualidade do trabalho que irá realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e as conclusões atingidas ao elaborar o relatório.

A revisão dos trabalhos permite avaliar em tempo se houve alguma falha e consequentemente adotar os procedimentos corretivos. É possível identificar os seguintes aspectos:

  • áreas críticas de julgamento, especialmente aquelas relacionadas com assuntos complexos ou controversos identificados no curso do trabalho;
  • riscos significativos; e
  • outras áreas que o sócio encarregado do trabalho considera importante.

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