Contingenciamento e Provisão de Demandas Judiciais

Além de ser uma verdadeira obrigação para algumas empresas, a correta provisão das demandas judiciais é capaz de trazer excelentes benefícios para a entidade.

Entre os benefícios que o correto contingenciamento das demandas judiciais podem proporcionar podemos citar os seguintes:

  • Melhor planejamento financeiro;
  • Identificação de praticas ou produtos/serviços que geram demandas judiciais;
  • Identificação da necessidade de Implementação de políticas de acordos nos processos judiciais.
  • Possibilidade de pagamento de mais dividendos para os acionistas;

Para a realização do contingenciamento de demandas judiciais muitos escritórios de advocacia recorrem a uma empresa especializada.

Orçamento Contabilidade

O Contingenciamento e a Provisão de Demandas Judiciais é um tema que deixa muitos advogados de cabelo em pé.

O termo “contingente” nos remete à noção de incerteza. Algo que pode ou não ocorrer. Não é possível, por exemplo, afirmar com precisão e certeza que uma determinada ação judicial será julgada procedente ou improcedente até que efetivamente tenha sido proferida a sentença. Mesmo as ações judiciais com trânsito em julgado podem apresentar certo grau de incerteza quanto ao valor ou prazo em razão das inúmeras discussões que podem existir nessa fase e principalmente nos aspectos ligados aos parâmetros de cálculos e que demandas a produção de prova pericial contábil.

Tanto a provisão quanto o contingenciamento são fortemente marcados pela incerteza e sendo apurado através de estimativas. Nessa linha de raciocínio, a própria provisão é uma forma de contingência passiva em sentido amplo. Entretanto, contabilmente falando, o termo provisão é utilizado apenas quando estamos tratando de um passivo em que o prazo ou o valor sejam incertos.
Dentro dos limites da incerteza e a partir de critérios objetivos, é possível avaliarmos as possibilidades do resultado de uma demanda judicial. Essa análise inicial é feita com base nas seguintes avaliações:

  1. Se o direito invocado encontra-se amparado na norma jurídica vigente;
  2. Se o conjunto probatório que consta nos autos será suficiente para amparar o pedido;
  3. A existência de precedentes, permitindo confrontar decisões favoráveis e desfavoráveis bem como argumentos que sirvam de suporte a tais julgados.

Nesse sentido, em uma ação judicial e a partir de todas as informações disponíveis, considerando uma análise imparcial da demanda, é possível avaliar a possibilidade de ocorrência do seu resultado como PROVÁVEL, POSSÍVEL ou REMOTO.

Vejamos.

CONSTITUIÇÃO DA PROVISÃO E CONTINGÊNCIA PASSIVA

Em sendo POSSÍVEL ou PROVÁVEL a ocorrência de um resultado desfavorável à entidade e consequentemente existir a possibilidade de futuramente ter que desembolsar recursos para quitar a obrigação em razão dessa ação judicial é necessário que sejam realizadas estimativas do montante que será utilizado para quitar tal débito.

As ações judiciais contra essa entidade cujo resultado tiver sido classificado como possível, após a apuração de uma estimativa confiável, deverá ser registrada na contabilidade como uma provisão.

Duvidas Contabilidade

Exemplo 01

Em uma ação judicial trabalhista contra uma determinada empresa em que ainda não houve sentença o reclamante busca o pagamento de horas extras. Em sua defesa a empresa apresentou como prova de que não houve a prestação das horas suplementares, cartões de ponto com horários rigorosamente uniformes. Não apresentou nenhuma outra prova que possa elidir o pedido de horas extras.

Ora, é pacifico na doutrina e jurisprudência que os cartões de ponto que demonstram horários de entrada e saída uniformes são inválidos como meio de prova. Tal entendimento está ainda previsto na súmula 338 do TST.

Assim, considerando o conjunto probatório dos autos, a legislação e a jurisprudência é PROVAVÉL que a empresa irá ser condenada e, portanto é necessário constituir uma provisão com base nos parâmetros básicos de uma liquidação trabalhista e registra-la no passivo.

Ainda que com um grau de incerteza quanto ao prazo ou valor é necessário o registro desse passivo quando a saída de recurso para liquidar essa obrigação seja considerada como provável e, cumulativamente, for possível realizar uma estimativa confiável do montante da obrigação.

Já as ações judiciais contra essa entidade cujo resultado tiver sido classificado como PROVÁVEL e após a apuração de uma estimativa confiável, são denominadas de CONTINGÊNCIA PASSIVAS e não precisará ser registrada na contabilidade, mas as informações relativas a tais demandas devem ser divulgadas como notas explicativas.

Em resumo, segundo a probabilidade de saída de recursos, as obrigações presentes devem ser avaliadas e classificadas em (a) Provável; Possível; ou remota. Sendo respectivamente (a) uma provisão (b) um passivo contingente divulgado; e (c) um passivo contingente não divulgado.

Nem sempre será assim tão fácil de realizar o contingenciamento das demandas judiciais.

CONTINGÊNCIA ATIVA

Por outro lado, as ações judiciais em que essa mesma entidade busca na justiça o reconhecimento de algum direito com o respectivo pagamento, cujo resultado tenha sido classificado como provável ou possível e após uma estimativa confiável, são denominadas de CONTINGENCIA ATIVA.

No caso da contingência ativa, não é necessário registrar tal informação no ativo. Entretanto, deve ser estimadas e divulgadas como notas explicativas.

Exemplo 02.

Uma determinada indústria possui um contrato com seu fornecedor para a entrega mensal de uma determinada quantidade de insumos necessários para a produção do seu principal produto. Esse produto é responsável por 70% das vendas mensais dessa indústria. No contrato firmado entre as partes existe uma cláusula que estipula para a suspensão do fornecimento deverá a fornecedora avisar com a antecedência mínima de 90 dias.

Acontece que o fornecedor dessa empresa, com o contrato ainda vigente, sem nenhum aviso prévio suspendeu o fornecimento para a empresa e lhe causando graves prejuízos.

Assim, a empresa ajuizou uma ação indenizatória contra o seu fornecedor buscando a reparação de danos.

Considerando a situação acima descrita, com base também em todo o conjunto probatório que constam nos autos e na jurisprudência é provável que a empresa tenha sucesso nessa demanda judicial. Dessa forma, a informação sobre a existência da ação e o possível valor que a empresa irá receber deve constar nas notas explicativas.

OUTROS SERVIÇOS

Cálculos Judiciais em Salvador

Confeccionar cálculos judiciais, de certo modo, é uma forma de promover a justiça através dos números. Para o credor, após anos e mais anos de calorosas discussões, esta é a fase em que o mesmo terá o seu direito efetivamente satisfeito.

Por outro lado, se o credor possui o direito de receber o que lhe foi reconhecido
judicialmente o devedor também possui o direito de pagar exatamente o que é devido ao credor.

A verdade é que os cálculos devem ser realizados sempre de forma técnica e correta buscando, dentro da legalidade, trazer o melhor proveito econômico para os clientes seja ele credor ou devedor.

Saiba mais sobre Cálculos Judiciais
Cálculos de liquidação de sentenças
Cálculos para impugnação
Cálculos para embargos à execução
Cálculos para ação revisional
Cálculos iniciais para ajuizamento de ação
Como a Dexter pode te ajudar?

Perícia Contábil em Salvador

A perícia contábil é uma atividade técnica e cientifica realizada por profissional contábil habilitado a partir da análise de fatos contábeis com o objetivo de emitir uma opinião clara e o mais próximo possível da verdade real do objeto analisado sendo seu resultado materializado em um laudo ou parecer pericial.

Com base no conhecimento e na experiência que são frutos de relevantes trabalhos prestados na produção da prova pericial contábil em juízo conseguimos identificar, com o auxílio e suporte de nossa equipe, as melhores soluções para os nossos parceiros em matéria de perícia contábil.

Saiba mais sobre Perícia Contábil
Gestão e acompanhamento da prova pericial contábil
Indicação de assistente técnico
Formulação de quesitos
Acompanhamento dos trabalhos do perito do juízo
Manifestação sobre o laudo do perito do juízo
Como a Dexter pode te ajudar?

Auditoria de Condomínios em Salvador

A auditoria contábil condominial é uma atividade técnica realizada por profissional legalmente habilitado para tal a partir do emprego de um conjunto de procedimentos sistematizados e exercidos em uma determinada entidade.

Tem por objetivo analisar a prestação de contas realizada em um determinado período, bem como identificar a conformidade das rotinas do condomínio com a legislação trabalhista e fiscal, buscando prevenir os síndicos de possíveis inconveniências.

Saiba mais sobre auditoria de condomínios
Identifica possíveis irregularidades
Fiscaliza a eficiência dos controles internos
Assegura maior correção dos registros contábeis
Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas
Aponta falhas nos procedimentos e controles internos
Como a Dexter pode te ajudar?

Auditoria Contábil em Salvador: Processo de Auditoria

A auditoria contábil é uma atividade técnica realizada por profissional legalmente habilitado para tal a partir do emprego de um conjunto de procedimentos sistematizados e exercidos em uma determinada entidade.

Tem por objetivo avaliar e emitir uma opinião técnica sobre as demonstrações, contas, informações financeiras, sorteios e premiações, prestações de contas, processos, controles internos, riscos e sistemas auditados.

As análises são feitas a partir do emprego de procedimentos, técnicas e normas de auditoria sendo ao final materializado em um relatório ou parecer.

Saiba mais sobre Auditoria
Fiscaliza a eficiência dos controles internos
Assegura maior correção dos registros contábeis
Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis
Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas
Aponta falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos
Como a Dexter pode te ajudar?
Perícia Contábil Financeira

Perícia Financeira – Os juros como a remuneração do dinheiro no tempo

| Destaque, Perícia Contábil | No Comments
Os juros, em seu sentido técnico, representam a remuneração do capital no tempo. É o pagamento pelo uso do dinheiro ao longo de um determinado período. Hoje estaremos dando início…
Inflação e Correção monetária

Você sabe o que é correção monetária?

| Perícia Contábil | No Comments
Para compreendermos melhor em que consiste o instituto da atualização monetária é preciso entender inicialmente em que consiste a inflação. A título de ilustração, cabe trazer à memória, uma época…
Cálculo para liquidação de sentenças

Você sabe em que consiste a liquidação de Sentença?

| Perícia Contábil | No Comments
Após anos de discussão judicial e após o reconhecimento da procedência da ação, é chegada a hora de transformar o direito declarado pelo juiz em números. Com a publicação das…